Universo CS

Snapshot_33

4 passos para potencializar seu televendas

Postado por Contact Studio agosto, 2018
Veja como empresas pequenas e médias estão multiplicando suas vendas com 4 passos básicos de gestão de televendas.

Muito empresários não fazem ideia de quanto uma central televendas, mesmo pequena, pode ajudar no crescimento do seu negócio. Independente do segmento, vender e atender clientes por telefone é uma atividade de excelente custo-benefício, onde as empresas economizam recursos, melhoram a eficiência comercial e ampliam suas margens de lucro.

Mas é muito importante que se saiba que um bom trabalho de televendas não é simplesmente sair ligando para uma lista de números sem qualquer critério ou respeito. Um bom trabalho de televendas começa com um plano e objetivos bem definidos, uma estrutura adequada e uma equipe devidamente preparada conforme o escopo da operação. Isso vai garantir não só o bom desempenho do televendas, mas os ganhos comerciais e também o avanço dos negócios da empresa como um todo.

Neste post vamos apresentar 4 passos importantes para quem deseja potencializar sua central de televendas ou mesmo implantar de forma adequada um sistema de televendas novo e que funcione bem.

Treinar a equipe

Uma equipe de televendas deve estar qualificada para o trabalho de acordo com o tipo e os objetivos da operação do televendas. Os agentes devem passar por treinamentos específicos além de desenvolver as habilidades básicas para excelentes abordagens de atendimento e venda. Isso é que vai garantir o sucesso do televendas.

Desde os anos 90 os trabalhos de telemarketing foram se popularizando e sendo cada vez mais utilizados pelas grandes empresas e marcas. Estas, infelizmente, investiram mais esforço em atingir uma quantidade maior de pessoas do que para melhorar a qualidade das abordagens. Como resultado disso os consumidores desenvolveram uma resistência natural e uma aversão a este tipo de contato por parte das empresas.

Sua empresa pode evitar isso se não seguir este exemplo. Deve-se investir em treinamento técnico e em ações de integração da equipe para que todos saibam as diretrizes da empresa, os objetivos da sua operação e as estratégias comerciais a serem adotadas.

Treinar a equipe também significa que estamos providenciando para que os pequenos detalhes de qualidade no atendimento não sejam esquecidos, tais como:

  • educação
  • cortesia
  • boa comunicação verbal e, principalmente,
  • habilidades de diálogo e
  • negociações comerciais

Snapshot_6

Outro aspecto dos treinamentos é o que envolve os produtos ou serviços que serão oferecidos. Os vendedores e atendentes devem conhecer bem esses produtos, através de informações técnicas, utilização prática e até conversas com consumidores que já os adquiriram. Os agentes devem passar também por simulações de contato, tanto de vendas quanto de atendimento e resolução de problemas, para prepará-los para situações que enfrentarão durante as abordagens.

Como rotina todos devem periodicamente revisar seus conhecimentos em novos treinamentos de reciclagem, pois além da evolução dos produtos, as experiências vividas no trabalho geram novos aprendizados e o compartilhamento desse conhecimento vai melhorar o sistema de televendas como um todo.

Escolher a tecnologia

Mesmo a melhor equipe de televendas não vai ter um bom desempenho, nem qualidade de contato se não tiverem os recursos tecnológicos adequados. Um sistema de telefonia defasado ou um software genérico vai certamente prejudicar a agilidade e os resultados de sua equipe de vendas.

Este item é uma das primeiras providências na implantação de uma central de atendimento ou vendas por telefone. Os avanços tecnológicos atuais permitem que sua empresa disponha de recursos específicos para essas atividades, automatizando processos e trazendo vantagens práticas, como:

  • Facilita os contatos,
  • Melhora as interações
  • Agiliza o fechamento das vendas
  • Permite a integração com outros sistemas, e até mesmo
  • Organiza os fluxos internos administrativos

No caso da telefonia a tecnologia SIP (Protocolo de Iniciação e Sessão) é uma das mais modernas e vem sendo amplamente adotada pelos grandes call centers. Isso porque, entre outras coisas, ela é capaz de transmitir um grande volume de voz e dados simultaneamente em qualidade digital. A SIP está substituindo o VoIP (Voz sobre Protocolos de Internet) e os circuitos E1 (tronco de linhas telefônicas digitais) em função também de uma série de vantagens técnicas relacionadas à qualidade, economia e à velocidade de transmissão.

Como tendência nos contatos telefônicos, cada vez mais a voz será transmitida dentro de uma rede de dados, isto é, pelos protocolos da internet. Isso mostra a necessidade de sistemas específicos que permitam a integração da telefonia com as aplicações da web e dos dispositivos móveis (smartphone e tablets). Neste cenário a tecnologia SIP está mais adequada à tendência, mas ela nem sempre se aplica à realidade de todas as centrais de televendas.

Tecnologia é mesmo um assunto delicado devido a quantidade de detalhes e especificações. Mesmo as tecnologias mais modernas, de última geração, não são indicadas para todas as situações. Este assunto deve ser bem estudado antes de se fazer qualquer investimento neste sentido, para se decidir qual o sistema e a configuração mais adequada e viável para o tipo e o tamanho do seu televendas.

Definir as metas e objetivos

Pela sua própria função a equipe de televendas faz parte do time comercial da empresa e, naturalmente, também devem trabalhar com metas claras e específicas, bem alinhadas com os objetivos comerciais. A definição de metas é um dos segredos para o sucesso nas vendas por telefone. Estabelecer uma meta significa dar ao funcionário um horizonte do seu trabalho.

Estabelecer metas é o segredo do sucesso para qualquer ação de vendas. Isso não é diferente nas vendas por telefone. Quando bem traçadas, as metas devem ser factíveis, mas desafiadoras, para não desmotivar a equipe. É necessário também acompanhar periodicamente os resultados e discutir detalhadamente os caminhos que a equipe deve trilhar. Isso vai corrigir erros no percurso e colocar todos os vendedores em sintonia com os objetivos comerciais. Um time que sabe seus objetivos fica mais autônomo e exige da gerência menos esforço para liderá-los. Isso facilita o trabalho de todos e encurta o caminho para os resultados desejados.

Integrar estratégias de marketing

O televendas pode fazer parte de uma estratégia conhecida como Inbound Marketing. Quando trabalhado neste contexto o televendas potencializa seus resultados por ter o apoio de outras ações que vão gerar ligações para a venda receptiva ou conseguir leads para contatos ativos.

O Inbound Marketing é um conjunto de técnicas de comunicação nos meios digitais, principalmente a internet, que vão atrair públicos específicos oferecendo conteúdos acionáveis, isto é, informações práticas e aplicáveis relacionadas às suas necessidades cotidianas. Essa técnica é totalmente baseada em soluções tecnológicas que automatizam os processos de contato, abordagem e captação das informações. Ao terem contato com a parte inicial de um conteúdo eles são estimulados a continuar recebendo mais informações sobre o mesmo assunto ou outros conteúdos do seu interesse, e para isso eles devem cadastrar os seus dados de contato. A partir daí esse lead se transforma num prospect e a empresa continua se relacionando com ele até o momento de uma oferta comercial, de um produto ou serviço. Essa oferta pode acontecer ainda de forma virtual, por e-mail, SMS etc. Mas em muitos casos a venda é potencializada com um contato pessoal via televendas, onde a empresa tem a oportunidade de interagir e negociar em tempo real com o cliente eliminando as últimas objeções e partindo para o fechamento.

Assim sendo, essa integração com o Inbound Marketing pode efetivamente aumentar o desempenho do seu televendas, além colaborar para uma melhor experiência do consumidor e a fidelização dos clientes.

 

Este são apenas alguns passos para você potencializar as vendas para sua empresa ou televendas. As vantagens são muitas quando estas tecnologias são aliadas a uma boa gestão. Se você quer saber mais sobre o que esses sistemas específicos de vendas podem fazer pela sua equipe comercial, acesse VENDASoft.contactstudio.

 

Deixe seu comentário: